Relatório de Atividades do CEI

Introdução

Trabalhar pela paz e pela ecologia integral. Este é o princípio que norteia as ações do CEI - Centro de Ecologia Integral, organização não-governamental, sem fins econômicos, fundada em abril de 2001, em Belo Horizonte.

A idéia de iniciar um trabalho de construção social partiu dos fundadores e atuais diretores do CEI, Ana Maria Vidigal Ribeiro e José Luiz Ribeiro de Carvalho. Eles sempre acreditaram que é através da educação pela paz e do despertar da consciência para as questões humanas, sociais e ambientais que podemos encontrar as soluções para os nossos conflitos e alcançar uma existência em harmonia com toda a teia de relações, energias e recursos que integram o nosso planeta.

A criação do CEI teve como base os princípios da Universidade Internacional da Paz - Unipaz, que tem levado ao mundo sua mensagem de paz, buscando ampliar a consciência e trabalhar a integridade do ser.

Ao longo de seis anos de existência, o Centro de Ecologia Integral tem participado de diversos fóruns e prestado apoio na organização de eventos, como:

  • As Conferências Infanto-Juvenis de Meio Ambiente, promovidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2003 e 2005.
  • As Conferências de Meio Ambiente (adulto), promovidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2003 e 2005, na etapa estadual em Belo Horizonte e federal em Brasília, tendo sido eleito delegado representante de Minas Gerais  para a etapa Federal em 2003 e em 2005.
  • Comissão Regional de Segurança Alimentar da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 2005 e 2006.
  • Projeto: Construindo a Agenda 21 de Belo Horizonte: consolidação da atuação da PBH, em junho de 2005.
  • I Encontro da Rede Mineira de Agendas 21 Locais  - Virgolândia/MG, em fevereiro de 2007.

Atualmente, participa dos seguintes fóruns, redes e comissões:

  • Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Belo Horizonte
  • Fórum de Ongs Ambientalistas de Minas Gerais
  • Fórum de Ongs da Região Metropolitana de Belo Horizonte
  • Rede Mineira de Educação Ambiental, RMEA
  • Comissão Organizadora do Fórum da Agenda 21 de Belo Horizonte
  • Rede Mineira de Agendas 21 Locais
  • Membro da Comissão Organizadora Estadual (COE-MG) da Conferência Estadual de Meio Ambiente (CEMA-MG), da Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA) e I Conferência de Saúde Ambiental (CNSA).


O CEI é reconhecido como entidade de utilidade pública municipal e estadual e registrado no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e no Cadastro Estadual de Entidades Ambientalistas (CEEA), da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Realiza diversas atividades como seminários, cursos, oficinas e palestras nas áreas de ecologia integral, educação ambiental, educação para a paz, comunicação interpessoal, comunicação para o terceiro setor, educação para o consumo consciente e Agenda 21. Organiza e coordena grupos de estudos sobre sonhos, meditação, ecologia do ambiente e passeios ecológicos de integração com a natureza.

Em agosto de 2001, o CEI lançou a revista Ecologia Integral, uma forma de levar sua mensagem de paz a um número maior de pessoas, atingindo inclusive outros estados. Atualmente, a revista é utilizada como material de apoio didático em escolas e tem seu conteúdo disseminado em rádios comunitárias, associações e instituições de ensino superior, entre outros. Também  atinge educadores e outros profissionais que buscam uma atuação voltada para o bem estar social e preservação do meio ambiente.

Em 2006, o CEI se propôs a um novo desafio que foi o de formar educadores para trabalhar a questão ambiental com uma visão mais integrada e holística. Foi montado então o curso de pós-graduação lato sensu em Educação Ambiental, Agenda 21 e Sustentabilidade, em parceria com a Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte. Alunos da primeira turma, formada em 2006, já começam a aplicar os conhecimentos obtidos durante o curso através de projetos implantados nos seus locais de trabalho. E novas propostas para  a realização do curso em outras cidades e regiões começam a surgir, o que comprova que os objetivos vem sendo alcançados.

O Centro de Ecologia segue seu caminho  lançando sementes de paz, compreensão e amor ao próximo, sempre respeitando as experiências e histórias pessoais, com a perspectiva de que os frutos da inclusividade, cooperação e integração entre ser humano e natureza possam ser colhidos e multiplicados, beneficiando a todos e gerando novas sementes.

As pessoas que de alguma forma mantêm contato com o Centro de Ecologia Integral, rapidamente percebem a sua proposta de trabalho pela paz e ecologia integral, contribuindo com as atividades e atuando como multiplicadores de sua mensagem.

Depoimentos sobre o Centro de Ecologia Integral

"O Centro de Ecologia Integral é um espaço extremamente acolhedor e onde predomina a generosidade. É um dos poucos lugares onde vejo isso acontecer. Um lugar aberto para o novo, sem arrogância ou autoritarismo da parte de seus diretores e sem a predominância da questão financeira."
José Elton Durães -  Filósofo e educador ambiental.

"O CEI representa uma novidade em termos de organização não-governamental pela forma com que a direção trata as pessoas que acabam tornando-se co-responsáveis pela instituição. É uma forma diferente de relação que proporciona total liberdade para as pessoas e torna seus participantes mais políticos. Há também uma postura diferenciada e coerente com seu discurso: o da não competitividade, da aceitação e respeito pelas diferenças, do saber ouvir o outro, sem vaidade. Há também muita coragem em investir em um veículo, como é a revista Ecologia Integral, que leva conhecimento para tantos lugares. É um exemplo de bondade, compreensão e de espírito de doação."
Irma Reis - Jornalista, Fisioterapeuta.

"O Centro de Ecologia Integral tem um significado para mim que é o de um espaço para se fazer a história que os livros não contam; a história da construção de um mundo mais justo, através do otimismo, da participação voluntária, da esperança e da ação solidária de pessoas que sabem que a utopia serve para nos fazer caminhar sempre."
Ana Mansoldo  - Psicóloga e educadora ambiental.

"O Centro de Ecologia Integral traz uma proposta inovadora porque resgata o sentido da palavra ecologia que não significa só natureza e sim o 'estudo da casa'. É o resgate da idéia de que 'a gente faz parte da natureza', interligação que foi perdida pelas pessoas com o passar do tempo. O CEI é um lugar diferente por causa de sua filosofia e disponibilidade, está sempre aberto a todos." 
Iracema Gomes  - Administradora e  educadora ambiental.

Proposta do Centro de Ecologia Integral

  • Trabalhar pela paz, disseminando a ecologia integral que busca integrar ser humano, sociedade natureza para promover o bem estar consigo, com as pessoas e com o meio ambiente.

  • A ecologia pessoal - visa a saúde física, emocional, mental e espiritual do ser humano como estratégia fundamental para o desenvolvimento da paz e da ecologia integral.

  • A ecologia social - busca a integração do ser humano com a sociedade, o exercício da cidadania, da participação e dos direitos humanos, a justiça social, a simplicidade voluntária e o conforto essencial, a escala humana, a cultura de paz, a ética da diversidade, os valores universais, a inclusividade, a multi e a transdisciplinaridade.

  • A ecologia ambiental - objetiva a integração do ser humano com a natureza facilitando o processo de conscientização e sensibilização no sentido da redução do consumo e do desperdício, do incentivo à reutilização e à reciclagem dos recursos naturais, da preservação e defesa do meio ambiente, buscando transformações para a construção de sociedades sustentáveis.

Atividades permanentes oferecidas pelo Centro de Ecologia Integral

  • Grupo de sonhos - Foi criado em 1996, com o objetivo de resgatar a importância dos sonhos em nossa sociedade e oferecer às pessoas uma perspectiva de compreensão dos sonhos, o que representa também uma compreensão maior de si mesmo e de suas emoções. A participação no grupo é gratuita e aberta ao público e os encontros são realizados semanalmente às quintas-feiras, de 19h às 21h.

  • Grupo de meditação - Este grupo tem como principal objetivo trabalhar a ecologia pessoal resgatando o bem estar, a harmonia e o equilíbrio emocional através das práticas meditativas. A participação é gratuita e aberta ao público e os encontros são realizados semanalmente às quintas-feiras, com o grupo de sonhos, no horário de 19h às 21h.

  • Grupo de ecologia do ambiente - O grupo de ecologia do ambiente foi criado em 2001, com o objetivo de discutir as questões ambientais e propor ações que possam minimizar os impactos ambientais. A participação é gratuita e aberta ao público e os encontros são realizados semanalmente, às terças-feiras, das 19h às 21h.

  • Passeios ecológicos - O CEI realiza passeios ecológicos com o objetivo de promover um contato direto com a natureza, despertando para a importância da preservação e respeito ao meio ambiente. Em 2005, começou a ser oferecido o passeio ecológico de integração com a natureza, onde os participantes são convidados a escolher um local na natureza para meditar e depois compartilhar suas experiências.

  • Atendimento a estudantes com fornecimento de informações sobre o Centro de Ecologia Integral e participação em trabalhos acadêmicos.

Revista Ecologia Integral

A Revista Ecologia Integral foi lançada em setembro de 2001 e é um dos meios utilizados para divulgar, informar, sensibilizar e iniciar o processo de transformação em direção a uma cultura de paz e pela ecologia integral. Impressa em papel reciclado e com circulação em diversas cidades e estados, a revista publica matérias voltadas às questões ambientais, além de oferecer informações e dicas de práticas saudáveis e conscientes.  Seu conteúdo é utilizado para trabalhos escolares e também como material de apoio didático por professores e educadores.

A revista Ecologia Integral pode ser adquirida em bancas, livrarias e pontos de vendas alternativos como farmácias e restaurantes naturais. Sua tiragem é de dois mil exemplares, sendo que mil exemplares são distribuídos gratuitamente para escolas e bibliotecas públicas, creches, associações comunitárias, obras sociais, rádios comunitárias eassociações sem fins lucrativos. Esta distribuição gratuita faz parte dos programas de Educação Ambiental e Educação para a Paz e conta com o apoio da Gráfica e Editora O Lutador e da Editoria Social.

Depoimentos dos leitores da Revista Ecologia Integral

"Parabenizamos a equipe do Centro de Ecologia Integral pela qualidade da Revista Ecologia Integral nº 29 sobre o tema educação ambiental e esforços empreendidos na área da educação por uma cultura de paz e construção de sociedades sustentáveis."
Rachel Trajber - Coordenadora Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação.

"Os conteúdos da Revista Ecologia Integral têm sido utilizados pelos técnicos da equipe de educação ambiental da Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo, nas conferências infanto-juvenis realizadas nas escolas, e em outros eventos como seminários e encontros."
Miriam Lúcia Martins  - Analista da Educação Básica, Superintendência Regional de Ensino, Campo Belo/MG.

"Nós, da Associação Comunitária do Bairro Alípio de Melo, estamos implementando um projeto de arborização das margens de um córrego canalizado em nossa avenida central. As informações da Revista Ecologia Integral muito nos tem ajudado na campanha de motivação dos moradores para não poluírem aquele logradouro. Alunos de colégios em nosso bairro utilizam artigos para pesquisas e trabalhos escolares e também utilizamos alguns assuntos da Revista para discussão em grupo em nossa turma de terceira idade."
Neusa Souza dos Santos - Associação Comunitária do Bairro Alípio de Melo (Belo Horizonte/MG).

Curso de pós-graduação em Educação Ambiental, Agenda 21 e Sustentabilidade

Em 2006, o Centro de Ecologia Integral, em parceria com a Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte, montou o curso de pós-graduação lato sensu em Educação Ambiental, Agenda 21 e Sustentabilidade, como objetivo de formar profissionais das diversas áreas, em educação ambiental e Agenda 21, para atuarem em escolas, organizações e comunidades, visando contribuir para a construção de uma sociedade sustentável.

As aplicações práticas do curso podem ser utilizadas por profissionais de diversas formações e esta multidisciplinaridade tem caracterizado o perfil dos estudantes, o que possibilita uma troca rica em informações e experiências.

O Centro de Ecologia Integral possibilitou a participação de 5 alunos bolsistas na turma 1, conta com 2 bolsistas na turma 2 e 3 bolsistas na turma 3.

Depoimentos de ex-alunos sobre o curso:

"Este curso desmistifica a idéia de que educação ambiental interessa apenas a algumas profissões, bem como aponta-nos caminhos, rompe conceitos arraigados, descortina nossa miopia espiritual para a compreensão da vida, das relações do ser humano consigo, com o outro e com o ambiente à sua volta. O curso me proporcionou, enquanto pedagoga, olhar para as questões ambientais com legítimas argumentações, modificando não só a minha conduta diária, mas tornando observável para o meu grupo de trabalho hábitos rotineiros que comprometem a nossa geração".
Renata Gazzinelli  - Pedagoga, especialista em Educação Infantil, diretora pedagógica da Escola Gaivotas

"Este curso, além do excelente corpo docente, infra-estrutura, teorias e práticas ministradas, possui o diferencial das vivências cotidianas, ou seja,além das bem selecionadas visitas técnicas, criamos um clima de aprendizado técnico afetivo e efetivo, que motivou os alunos a estarem sempre juntos, apoiando-se mutuamente. O curso contribuiu para meu desenvolvimento intelectual e principalmente para a melhoria de meus relacionamentos nos ambientes em que atuo. Recomendo o curso para pessoas que se preocupam com a temática ambiental, não isolada da social e da pessoal".
Jean Carlos Fernandes de Brito  - Coordenador administrativo do projeto socioambiental da Editora O Lutador e vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais.

O Centro de Ecologia Integral também desenvolve outras atividades, como palestras, seminários, cursos e oficinas, sobre os seguintes temas:

  • Ecologia integral
  • A arte de viver em paz
  • Educação ambiental
  • Educação para a paz
  • Educação para o consumo consciente
  • Comunicação interpessoal
  • Comunicação para o terceiro setor
  • Agenda 21
  • Desenvolvimento humano de grupos, de comunidades e de organizações
  • Psicodrama pedagógico
  • Meditação
  • Sonhos

Muitas palestras, cursos, oficinas e seminários são oferecidos gratuitamente para escolas públicas, associações e outras entidades.  A seguir, apresentamos as principais atividades desenvolvidas pelo Centro de Ecologia Integral de 2001 a 2009.

Clique aqui para retornar  ou escolha um dos itens abaixo:

 

Rua Bernardo Guimarães, 3101 - Salas 204 a 207 - BH / MG - (31) 3275-3602 - cei@ecologiaintegral.org.br

Desenvolvimento do site: Malta