Em 2012, o grupo Consciência e Consumo promoveu debates sobre o tema consumo no Instituto de Educação de Minas Gerais, IEMG, em Belo Horizonte. Confira abaixo:
Endividamento e 'cultura do shopping' no Bate-papo Consciência e Consumo
No dia 30 de agosto de 2012, em Belo Horizonte, o Bate-papo Consciência e Consumo, promovido pelo Centro de Ecologia Integral, deu início ao segundo semestre com um debate sobre o tema consumo e endividamento. As alunas do curso de Magistério do Instituto de Educação de Minas Gerais e os demais convidados discutiram os motivos pelos quais as pessoas costumam consumir além do que podem pagar e assumir dívidas. Outros temas discutidos foram os juros praticados no cheque especial, cartão de crédito e empréstimos e a 'cultura do shopping', que faz da compra um passeio rotineiro. A falta de opções de lazer e o clima de insegurança nos grandes centros urbanos foram apontados como os principais motivos do grande movimento nos shoppings centers, como acontece na capital mineira. Recente pesquisa da Associação Brasileira de Shoppings Centers, Abrasce, mostrou que os consumidores de Belo Horizonte são os que mais frequentam shoppings com objetivo certo de adquirir produtos.
O Bate-papo Consciência e Consumo faz parte do projeto Catira de Ideias e acontece na biblioteca do Instituto de Educação de Minas Gerais, uma vez por mês, com entrada gratuita. Em outubro, será realizado no mesmo local o I Encontro Consciência e Consumo. Divulgação em breve.
Imagens do Bate-papo Consciência e Consumo 30/08/2012
Abaixo matérias anteriores sobre o Bate-papo:
Consumismo na infância é tema do Bate-papo Consciência e Consumo em BH
Para terminar o primeiro semestre de 2012, mais um Bate-papo Consciência e Consumo aconteceu em Belo Horizonte, no dia 28 de junho, na biblioteca do Instituto de Educação de Minas Gerais, IEMG.
O Bate-papo Consciência e Consumo possui uma metodologia participativa que busca incentivar as pessoas a darem sua opinião sobre os temas discutidos. As perguntas dos participantes de um bate-papo servem de ponto de partida para a discussão do encontro seguinte. E durante os encontros, todos são convidados a refletir sobre as questões que surgem, apontando possíveis caminhos para uma ação mais crítica frente ao consumo.
Documentário
No dia 28 de junho, além de discutirem sobre os temas levantados no Bate-papo anterior, os participantes assistiram ao documentário "Criança, a Alma do Negócio", de Estela Renner, que mostra os impactos da publicidade infantil e do consumismo na infância, o que alimentou ainda mais a troca de ideias.
O primeiro encontro para a discussão de temas relacionados ao consumo foi realizado no dia 29 de março e reuniu alunos do IEMG e da Escola Técnica Ideal, além de participantes ligados à área da educação ambiental. No mesmo local, o evento se repetiu nos dias 26 de abril, 24 de maio e 28 de junho.
Construção coletiva
Para Desirée Ruas, coordenadora do grupo de Estudos Consciência e Consumo da ong Centro de Ecologia Integral, a dinâmica do Bate-papo é feita para integrar as pessoas e estimular a participação. "Precisamos entender que estamos todos juntos buscando as respostas para as questões do nosso dia a dia, seja sobre consumo, desperdício, mudança de hábitos, leitura crítica dos meios de comunicação, etc. E a pergunta que norteia nosso trabalho é: como podemos ter mais consciência na nossa vida, em nossas ações, compreendendo os impactos do nosso consumo sobre nós mesmos e sobre o ambiente?"
A união do Grupo de Estudos Consciência e Consumo e o projeto Catira de Ideias fez nascer o Bate-papo que objetiva, por meio da troca de experiências entre as pessoas, reforçar a postura crítica e responsável dos participantes, além de formar multiplicadoras do tema.
Para Patrícia Melo, psicóloga e uma das idealizadoras do projeto na biblioteca do IEMG, o evento é uma troca de ideias e também de energias, saberes, culturas e sentimentos. Neste contexto de troca de experiências, no dia 28 de junho, o maestro Paulo Ricardo, ex-aluno do IEMG, fez uma apresentação musical no evento. Após assistir ao documentário, "Criança, a Alma do Negócio", o maestro lembrou como a música e a arte são poderosos instrumentos para mostrar às crianças o que é ter limites, já que a disciplina faz parte do aprendizado, além de serem atividades muito prazerosas que ajudam na formação das crianças e dos jovens.
Os alunos do EJA, Educação de Jovens e Adultos, do IEMG, ao assistirem o documentário no último Bate-papo, fizeram uma autocrítica de suas ações como pais, mães, avós. Eles afirmaram que muitas vezes buscam recompensar a ausência em casa com presentes o que consideraram uma atitude prejudicial à formação dos filhos.
Com o balanço positivo do primeiro semestre de 2012, a meta do grupo Consciência e Consumo, do Centro de Ecologia Integral, é continuar com os encontros mensais no IEMG, além de realizar outros eventos, ampliando parcerias e construindo redes, para a discussão do tema.
O projeto Catira de Ideias tem o objetivo de permitir a troca de informações entre os facilitadores e o público. Catira é um termo usado em algumas regiões de Minas Gerais e significa troca.
Para saber mais sobre o Bate-papo Consciência e Consumo, entre em contato com o Centro de Ecologia Integral pelo e-mail secretaria@ecologiaintegral.org.br
Abaixo, confira as imagens dos Bate-papos Consciência e Consumo realizados nos dias 29 de março, 26 de abril, 24 de maio e 28 de junho de 2012, na biblioteca do IEMG, em Belo Horizonte.
29 de março de 2012
26 de abril de 2012
24 de maio de 2012
28 de junho de 2012
- Exibição do documentário "Criança, a Alma do Negócio" durante o Bate-papo Consciência e Consumo
Apresentação do maestro Paulo Ricardo, ex-aluno do IEMG, durante Bate-papo Consciência e Consumo
Voltar para a página anterior |