Pensadores da Ecologia Integral

Uma nova visão da realidade

Para o psicólogo e educador Pierre Weil,
"uma nova visão da paz será, certamente, holística. (...) Essa visão inovadora implica: uma teoria não fragmentada do universo, segundo a qual a matéria, a vida e a informação são apenas formas diferentes de manifestação da mesma energia; uma perspectiva que leve em conta o homem, a sociedade e a natureza (...) Esses três aspectos são estreitamente ligados e em constante interação." Para ele, o olhar fragmentado do ser humano seria a principal causa dos problemas atuais.

Na visão do físico Fritjof Capra,
"a nova visão da realidade baseia-se na consciência do estado de inter-relação e interdependência essencial a todos os fenômenos - físicos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais."

Para o teólogo e filósofo Leonardo Boff, "para uma visão ecológica, tudo o que existe coexiste, tudo o que coexiste preexiste. E tudo o que coexiste e preexiste subsiste através de uma teia infindável de relações inclusivas. Tudo se acha em relação. Fora da relação nada existe."

Edgar Morin
diz que "é efetivamente o tecido de acontecimentos, ações, interações, retroações, determinações, acasos que constituem o nosso mundo fenomenal."

Segundo o químico Ilya Prigogine, "todos os fenômenos se interdependem. Não existem fenômenos isolados."

O pensamento do chefe da tribo Seattle, nos Estados Unidos, em 1854, já dizia que "o homem não teceu o tecido da vida. Ele é apenas um dos seus fios. Tudo o que fizer ao tecido estará fazendo a si mesmo."


Trecho da matéria publicada na Revista Ecologia Integral nº38 - novembro 2009
Para acessar o texto completo em PDF clique aqui.


Clique aqui para voltar ao texto anterior

 

Rua Bernardo GuimarĂ£es, 3101 - Salas 204 a 207 - BH / MG - (31) 3275-3602 - cei@ecologiaintegral.org.br

Desenvolvimento do site: Malta