Grupo de meditação

O Grupo de Meditação tem como principal objetivo a prática da meditação como instrumento de desenvolvimento da saúde integral, no nível pessoal, social e ambiental, base do processo de transformação em direção à ecologia integral.

Foi fundado em Belo Horizonte, em 2003, como uma atividade complementar (Círculo Holístico) do Curso de Educação para a Paz - Formação Holística de Base - uma abordagem transdisciplinar - FHB, da Universidade da Paz de Minas Gerais - Unipaz-MG.

Inicialmente, nos primeiros anos, o grupo teve como principal objetivo o estudo compartilhado da meditação, visando conhecer as várias formas de prática da medição existentes, suas origens e seus princípios. Neste período o grupo fez dezenas de visitas a vários locais de Belo Horizonte que praticam alguma forma de meditação, bem como recebeu a visita de pessoas para palestras e práticas de diversos tipos de medição. Também foram feitos estudos de vários livros e textos sobre meditação.

A partir de setembro de 2008, o Grupo de Meditação foi integrado à Roda de Contação de Sonhos,  em uma única atividade do Cei que passou a ser realizada semanalmente. A nova forma de trabalhar teve como objetivo integrar a contação de sonhos, e sua metodologia construida desde 1996, com a prática do silenciamento e da meditação em busca de uma melhor compreensão e integração dos conteúdos oníricos com a realidade de vigília dos participantes.

A atividade esteve em recesso durante 4 anos, de 2010 a 2014, devido à necessidade do seu facilitador estar junto com seus pais num período em que estiveram recebendo cuidados e preparando para suas passagens, ocorridas em 2012 e 2014.

Em setembro de 2014 o Grupo de Meditação retomou suas atividades sendo que, a partir de fevereiro de 2019, passou a ser uma atividade semanal do Cei.

Horáro: Encontros semanais, às quartas-feiras, das 19h às 19h30 (veja agenda do mês).

Facilitador: José Luiz Ribeiro de Carvalho

Condições para participação:
Para participar do grupo é necessário um encontro preparatório com o facilitador do grupo que poderá ser agendado na secretaria do CEI, pelo e-mail abaixo.

Contribuição: A participação é gratuita, com sugestão de contribuição voluntária mensal de R$ 30, ou outro valor adequado às condições de cada participante.

Secretaria do Cei:
secretaria@ecologiaintegral.org.br

Outras informações - solicite pelo e-mail: secretaria@ecologiaintegral.org.br

Clique aqui para retornar à página inicial

Clique aqui para retornar à página "Roda de contação de sonhos"

Clique aqui para retornar à página "Agenda"

Clique aqui para retornar à página "Nossas ações"

Rua Bernardo Guimarães, 3101 - Salas 204 a 207 - BH / MG - (31) 3275-3602 - cei@ecologiaintegral.org.br

Desenvolvimento do site: Malta