GRUPO: CONSCIÊNCIA E CONSUMO
Objetivo:
Compartilhar conhecimentos, debater e encaminhar ações relacionadas ao tema consumo e seus reflexos ambientais, sociais e pessoais, bem como com relação ao tema combate ao consumismo infantil.
Reuniões:
Uma vez por mês, às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30.
Local:
Centro de Ecologia Integral - CEI
Como participar:
Entre em contato com a secretaria do CEI
(31) 3275-3602 (de 14h às 19h) ou pelo e-mail
secretaria@ecologiaintegral.org.br
Atividades promovidas em 2013
Debate com educadores do Colégio CEM, em Belo Horizonte: Qual o papel da escola no combate ao consumismo infantil? (23/04/2013)
Roda de conversas sobre alimentação em BH (11/05/2013)
Palestra sobre consumismo e obesidade infantil no Hospital Infantil São Camilo em BH (28/05/2013)
Atividades promovidas em 2012
Bate-papo Consciência e Consumo
Feira de Troca de Brinquedos de BH
I Encontro Mineiro de Consciência e Consumo
Encontros pela Paz - Paz, Consciência e Consumo
Conheça do grupo Consciência e Consumo
Em maio de 2011, foi criado em Belo Horizonte o grupo Consciência e Consumo no Centro de Ecologia Integral. O nome Consciência e Consumo foi escolhido porque acreditamos que as discussões acerca do consumo feitas até então apenas adjetivam o ato de consumir. Propõem um consumo consciente, um consumo crítico, um consumo responsável, um consumo sustentável, um consumo solidário... Elas continuam colocando o consumo em primeiro lugar.
O nosso trabalho com a ecologia integral, que fundamenta a nossa organização, busca resgatar, em cada um de nós, a interconexão e a interdependência entre a ecologia pessoal, a ecologia social e a ecologia ambiental. Aproxima o ser humano de sua atuação nos diversos grupos e também ao ambiente natural. Sendo assim, a nossa proposta é de resgatar valores, repensar comportamentos na busca pelo cuidado com o ser humano, com os grupos e com o planeta. Acreditamos que há muitas questões envolvidas no ato de consumir que precisam ser discutidas: questões psicológicas, sociológicas, culturais, econômicas, e que somente a consciência nas várias dimensões de nossa vida pode diminuir os impactos pessoais, sociais e ambientais do consumismo que marca nossa sociedade atual. Sob a ótica da ecologia integral, podemos ter consciência de que não devemos distanciar o que nunca deveria ter sido separado: o ser humano, a sociedade e a natureza.
Nossa metodologia
O Centro de Ecologia Integral trabalha há 11 anos com educação ambiental e educação para uma cultura de paz e desde sua formação busca metodologias participativas em sua atuação com todas as faixas etárias. Para trabalhar o tema consumo, formatamos um bate-papo para levar esta discussão com grupos diversos. O Bate-papo Consciência e Consumo, em 2012, foi realizado mensalmente em uma escola de Belo Horizonte, o Instituto de Educação de Minas Gerais. O evento é aberto à comunidade e promove a construção do conhecimento com base nas experiências do público. Cada um contribui com alguma situação já vivida ou sua opinião sobre o tema. A pergunta de um é respondida por outra pessoa do público e assim vamos costurando ideias em uma grande teia de relações, de pontos de vista e de diversidade de pensamento.
Colocar a questão da consciência como elemento central da discussão do sentido do consumo, da vida, do trabalho, do dinheiro, dos valores, da família, da natureza: eis a proposta do Consciência e Consumo com base na ecologia integral.
Voltar para a página anterior
|